Echolink

Sobre Echolink o que você precisa saber WWW.ECHOLINK.ORG

Echolink é um software que permite que radioamadores licenciados possam se comunicar com outros radioamadores de qualquer lugar do mundo atraves da Internet com a utilização da tecnologia VoIP – Voz sobre IP. O programa permite comunicações de PC para PC, de PC para estações de rádio ou de estações de rádio para estações de rádio. Esse modalidade aumenta muito a capacidade de comunicação dos radioamadores. Há mais de 150.000 radioamadores registrados de 152 nações.

Essa modalidade tem permitido que radioamadores do mundo todo se comuniquem facilmente trocando informações e ajudando muito no aprendizado de linguas estrangeiras.

No início houve uma preocupação de que esse tipo de software poderia acabar com o radioamadorismo. Logo se percebeu que se tratava de apenas mais uma modalidade a ser somada a ele, e não algo que iria substituí-lo.

Um link através do seu PC permite que você ou sua repetidora local acesse mais de 2000 estações disponíveis. Veja as opções de operação:

PC para PC

Utilizando o microfone e o alto falantes de seu PC você pode se comunicar com qualquer radioamador do sistema Echolink. Nessa configuração você precisa ter apenas o software e o PC conectado a Internet.

–=

Você pode ligar um link simplex ou até uma repetidora em seu shack utilizando seu rádio de VHF ou UHF conectado ao PC. Qualquer um no alcance de seu rádio poderá se comunicar por voz com outras estações Echolink de qualquer lugar do mundo. Para operar desse modo você precisará do software, o PC com conexão de Internet e a interface Echolink.

Rádio para rádio

Do mesmo modo que você pode fazer um link de sua estação de rádio com uma freqüência simplex ou de repetidora com seu PC, outro radioamador também poderá ter a mesma configuração, e assim permitir que você, operando do rádio, se comunique com outro radioamador de qualquer lugar do mundo também operando por rádio. Desse modo qualquer radioamador do mundo poderá contactá-lo em seu rádio.

O que é preciso para cada modo de operação

Para operar do seu PC você precisa apenas do microfone, alto falantes, conexão Internet e o software. Para operar através de rádio você precisa do PC com conexão de Internet, uma interface Echolink e o rádio.

A figura a seguir ilustra como funciona o sistema Echolink:


Um radioamador em São Paulo opera um HT sintonizado na freqüência do rádio que deixou em casa conectado à interface Echolink. O sinal do radioamador passa pela interface alcança o outro PC através da Internet. Através da outra interface o sinal chega ao rádio e é trasmitido ao outro radioamador que está operando o HT.

Como conseguir o software

O sistema é bem simples e para conhecê-lo basta apenas fazer download do software que é grátis. Clique no link abaixo e em seguida digite seu prefixo e
e-mail. Você será levado a uma página em inglês onde bastará clicar no link:”Click here to Download”. O download deverá se iniciar.

Download do Software: Echolink

Comandos conferencia echolink

2 opiniões sobre “Echolink

  • 09/02/2018 em 4:15 pm
    Permalink

    Boa tarde Rubens, cordiais saudações.

    Corujei seu QSO com PU2LRZ / PU2XJJ no dia 09/02/18 aproximadamente 16:45h quando em deslocamento para Apiaí SP, achei muito interessantes eu equipamento pois trás uma série de informações e recursos.

    Deixe me apresentar, Meu nome é Osorio Arruda, fui radioamador nos anos 80 e militar do Exército, nesta época onde utilizei muito o VHF e UHF em todas as missões, tinha base em casa mas acabei deixando de operar… estou retornando neste ano mas aguardando a demorada agenda da Anatel para fazer os exames. Por partes estou montando a minha nova estação, agora aposentado com mais condições e tempo, gostaria que se possível me passasse alumas instruções sobre o sistema que você operou junto com o colega de Rio Claro.

    Grato por sua atenção, fraterno abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.